Notice: wpdb::prepare was called incorrectly. The query does not contain the correct number of placeholders (2) for the number of arguments passed (3). Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 4.8.3.) in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4672
Nem lei nem boa-fé; a regra é o oba-oba – UDM&Co.

Nem lei nem boa-fé; a regra é o oba-oba

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Houve um tempo, lá longe, nas sociedades pré-capitalistas ou arcaicas, em que a economia que imperava era a da boa-fé. Pessoas respeitáveis não vendiam objetos, alimentos e serviços para seus vizinhos, e sim compartilhavam e trocavam. Era um comércio das coisas de que não se faz comércio, com a força aparentemente desinteressada de trocas que satisfaziam interesses de forma implícita, com o poder de palavras, comportamentos e gestos. Ao olhar raso, trata-se de uma operação corriqueira e mecânica; ao olhar estratégico, um modelo rico capaz de estabelecer vínculos complexos. Por isso as regras de reciprocidade, gratuidade e empréstimos entre familiares, amigos, vizinhos valiam para tudo e todas as situações, em um jogo no qual o sentimento de generosidade e a sensação de equidade escondiam qualquer possível intenção comercial por meio de estratégias de honra que estabeleciam a chamada “alquimia social” e regiam as trocas do dia-a-dia.

Em contrapartida, nas trocas do mercado capitalista, quanto mais afastados os agentes envolvidos em uma troca, mais vinculada aos processos econômicos esta se torna, valorizando aspectos como o interesse e o cálculo. Essas relações impessoais e anônimas, são consideradas relações de disputa econômica, que acontecem no espaço do mercado. É nesse espaço que desconhecidos se confrontam para negociar, e onde podem ser enganados e também enganar, pois a lógica de direitos e de valores emocionais do mercado pode envolver uma rede de intermediários que precisam validar as garantias das trocas em questão com fiadores e testemunhas — diferentemente dos vínculos de extrema confiança que se estabelecem nas trocas pré-capitalistas, onde as pessoas de uma certa forma ou têm vínculos entre si ou se conhecem. As relações comerciais impessoais são inseguras, pontuais e efêmeras; não têm passado e nem futuro. Porém, com os mediadores, fiadores e testemunhas, há a possibilidade de tentar recriar o ambiente de redes tradicionais de relações e de reciprocidade.

No sistema das trocas havia crenças e rituais estabelecidos, associados à honra, ao sagrado e às dádivas; já a lógica do mercado trouxe novas disposições: poupança, crédito, investimento, juros, trabalho e seguro, entre outros. Comparando os sistemas, a diferença mais marcante foi romper com a lógica aristotélica da filia (amizade, em grego) ou boa-fé, inserida em relações familiares de confiança, parceria, equidade, simplicidade e transparência, para uma proposta diametralmente oposta de valores regida pela racionalidade calculadora da economia, com suas leis interessadas e utilitaristas. São modos diferentes de produzir, fazer circular, consumir e reproduzir: cada qual a sua maneira, deveriam servir à sociedade gerando distribuição de recursos, qualidade de vida, bem-estar e sustentabilidade.

Qual o mais usado hoje pelo mercado? Pelo que dizem as pesquisas e os noticiários, nem um nem outro: o que impera é o oba-oba, onde a regra que vale não é o bem-estar comum e sim o salve-se quem puder. E antes de perguntar: boa-fé, leis, cadê vocês?, #ficaadica: você é aquilo que você oferece, e está conectado a tudo aquilo a que se vincula. Reveja seus conceitos e faça alguma coisa.


Notice: get_user_by_email is deprecated since version 3.3.0! Use get_user_by('email') instead. in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4334
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis é sócia fundadora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, consultora em Gifting® e em Dádivas de Marca@, palestrante, professora e autora, lançou o livro GIFTING (Ed. Campus Elsevier, 2009) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS, O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Ed. AltaBooks, 2016), entre outros 15 títulos com foco em motivação e negócios. marina@umbigodomundo.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *