Notice: wpdb::prepare was called incorrectly. The query does not contain the correct number of placeholders (2) for the number of arguments passed (3). Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 4.8.3.) in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4672
Meu reino por um acesso – UDM&Co.

Meu reino por um acesso

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Qual o gift mais desejado pelos consumidores, hoje? Gadgets? Widgets? Viagens? Vantagens? O-ou. O que todos querem mesmo são acessos. A objetos de desejo, à informação, à cultura, à visibilidade. A determinados grupos de pertencimento com seus códigos de conduta e rituais, qual petits comités de líderes empresariais, de executivas bem-sucedidas, de flâneurs da moda, de voyeurs da arte, de connoisseurs da cultura. E a todas as tridimensionalidades e sensorialidades que daí derivam.

Guy Debord, em sua obra A sociedade do espetáculo, trata este processo como um reflexo das mudanças propostas pela era moderna durante a qual, para além da compra de produtos, surge um novo fetiche: o consumo de imagens e utopias da realidade. Produzidas pela indústria do entretenimento, estas foram embaladas em forma de parques de diversão, filmes, programas de rádio e peças de teatro, entre outros formatos, que re-tratam a realidade e, de certa forma, oferecem um conforto psicológico intelectual a quem precisa espairecer da pressão e da padronização do trabalho.

Essa fabricação ininterrupta de pseudonecessidades e ilusões em série gera tudo o que está disponível para ser acessado, desejado e consumido em forma de lifestyles, estilos de vida.

O mesmo vale para o chamado “conteúdo” na era contemporânea, empacotado na venda de toda a sorte de equipamentos, especialmente no território da internet das coisas. Na negociação dos significados propostos pelo consumo, o conteúdo, assim como o lazer, se transforma em demanda dos consumidores, ávidos por novidades tanto na composição dos produtos quanto nas imagens que deles derivam, em busca de compor o seu personnal lifescape — seu panorama pessoal de crenças, rituais, modas e adesões combinados de forma “única e particular” para gerar a individualidade de cada um. Não por acaso o mercado se transformou em um sofisticado festival de especiallités para o corpo, a mente e o espírito com soluções para todos os tipos e tribos. E o dar-receber-retribuir revisitou as suas métricas para inserir informação e entretenimento em seus combos de ofertas, de forma diferenciada, para além da obvialidade técnica dos produtos e serviços.

Nesse ambiente de acessos, a informação, antes item de venda, agora se transformou em moeda de troca, em gift. Você compra uma camiseta, por exemplo, e a etiqueta vem com código de realidade virtual para inserção em uma comunidade exclusiva que sorteia ingressos para experiências exclusivas em shows e performances de rock. Sem contar o que você não compra e já sai ganhando, como apps com milhares de opções para free download… Em tempo, o que fazer para agradar consumidores que (acham que) tem de tudo?

Os tempos mudaram, e nós com eles. O gifting ganha cada vez mais densidade na chamada gestão de enchantement dos mais variados públicos-alvo, abarcando o intangível, o essencial, o espiritual. Como e quando fazer? Ó, mestres do marketing clássico, da comunicação tradicional, do branding default: perdoem minha blasfêmia, mas sugiro ao leitor que aprenda sobre como acessar o universo das relações de trocas entre marcas e pessoas com Friedrich Nietzsche:

Existem locuções e lances de espírito, existem sentenças, um punhado de palavras, em que toda uma cultura, toda uma sociedade se cristaliza de repente.

Traduzindo: uma estratégia de gifting bem planejada estimula as trocas proporcionando a circulação de informações, conteúdos e desejos em todas as instâncias da sociedade. E ninguém está imune aos poderes de um bom acesso — nem plebeu, nem rei, nem eu.


Notice: get_user_by_email is deprecated since version 3.3.0! Use get_user_by('email') instead. in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4334
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis é sócia fundadora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, consultora em Gifting® e em Dádivas de Marca@, palestrante, professora e autora, lançou o livro GIFTING (Ed. Campus Elsevier, 2009) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS, O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Ed. AltaBooks, 2016), entre outros 15 títulos com foco em motivação e negócios. marina@umbigodomundo.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *