Notice: wpdb::prepare was called incorrectly. The query does not contain the correct number of placeholders (2) for the number of arguments passed (3). Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 4.8.3.) in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4672
Liberdade Planejada – UDM&Co.

Liberdade Planejada

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vivemos de consumir. São objetos, acessórios, utilitários, inutilidades, necessidades básicas. São ideias, ideais, conceitos, histórias e memórias. São vínculos, acessos, sucessos, pertencimentos. E por que consumimos tanto? Dois motivos especiais: queremos nos sentir bem; e queremos uma vida bem-sucedida também.

Para o pensador grego Sócrates, ser bem-sucedido é criar seu próprio estilo de vida e se sentir bem com o que se tem, ou ir em busca daquilo que, para cada um, faz bem. Para compor seu mundo ideal, você pode escolher os símbolos e as marcas que quiser, que façam sentido com os seus desejos de “qualidade de vida”, de “sucesso”, de “felicidade”. E é livre para comprar, emprestar, alugar, compartilhar ou trocar — pois toda civilização é sempre uma troca; você dá algo de um valor para receber algo de outro valor, o tempo todo — com um porém: só vale o que está disponível no mercado; no grande mercado das mercadorias e das ideologias.

Nossa liberdade é planejada: hippie ou chic; trainee ou CEO; starter ouinfluencer, o estereótipo que você escolher corresponde a um kit completo com roupas, adereços, endereços, bandeiras e discursos que você deve usar para ser quem você é, inclusive com os parâmetros do que é ser feliz e bem sucedido em cada life style.

Não gostou? Manifeste-se. As cartas mercadológicas são marcadas, mas há alternativas. Por exemplo, o boicote (ou o buycott), o culture jamming, as militâncias corporativas. Se o que o mercado oferece é diferente daquilo em que você acredita, é só deixar de comprar, de ter, de usar. De expor, de divulgar, de desejar.

Consumir é uma forma de acreditar. Deixar de consumir certas coisas de certas marcas, também. Depende de quem você quer ser, e de como quer estar.

Feel free.


Notice: get_user_by_email is deprecated since version 3.3.0! Use get_user_by('email') instead. in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4334
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis é sócia fundadora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, consultora em Gifting® e em Dádivas de Marca@, palestrante, professora e autora, lançou o livro GIFTING (Ed. Campus Elsevier, 2009) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS, O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Ed. AltaBooks, 2016), entre outros 15 títulos com foco em motivação e negócios. marina@umbigodomundo.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *