Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de substituições (2) para o número de argumentos fornecidos (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4672
Liberdade Planejada – UDM&Co.

Liberdade Planejada

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vivemos de consumir. São objetos, acessórios, utilitários, inutilidades, necessidades básicas. São ideias, ideais, conceitos, histórias e memórias. São vínculos, acessos, sucessos, pertencimentos. E por que consumimos tanto? Dois motivos especiais: queremos nos sentir bem; e queremos uma vida bem-sucedida também.

Para o pensador grego Sócrates, ser bem-sucedido é criar seu próprio estilo de vida e se sentir bem com o que se tem, ou ir em busca daquilo que, para cada um, faz bem. Para compor seu mundo ideal, você pode escolher os símbolos e as marcas que quiser, que façam sentido com os seus desejos de “qualidade de vida”, de “sucesso”, de “felicidade”. E é livre para comprar, emprestar, alugar, compartilhar ou trocar — pois toda civilização é sempre uma troca; você dá algo de um valor para receber algo de outro valor, o tempo todo — com um porém: só vale o que está disponível no mercado; no grande mercado das mercadorias e das ideologias.

Nossa liberdade é planejada: hippie ou chic; trainee ou CEO; starter ouinfluencer, o estereótipo que você escolher corresponde a um kit completo com roupas, adereços, endereços, bandeiras e discursos que você deve usar para ser quem você é, inclusive com os parâmetros do que é ser feliz e bem sucedido em cada life style.

Não gostou? Manifeste-se. As cartas mercadológicas são marcadas, mas há alternativas. Por exemplo, o boicote (ou o buycott), o culture jamming, as militâncias corporativas. Se o que o mercado oferece é diferente daquilo em que você acredita, é só deixar de comprar, de ter, de usar. De expor, de divulgar, de desejar.

Consumir é uma forma de acreditar. Deixar de consumir certas coisas de certas marcas, também. Depende de quem você quer ser, e de como quer estar.

Feel free.


Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/storage/6/44/e8/udmconsulting/public_html/wp-includes/functions.php on line 4334
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis
Marina Pechlivanis é sócia fundadora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, consultora em Gifting® e em Dádivas de Marca@, palestrante, professora e autora, lançou o livro GIFTING (Ed. Campus Elsevier, 2009) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS, O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Ed. AltaBooks, 2016), entre outros 15 títulos com foco em motivação e negócios. marina@umbigodomundo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *